Como passar no Enem 2016

Atualizado em: fevereiro 17, 2016

by Enem 2016 on 17/02/2016

Neste artigo você poderá tirar suas dúvidas relacionadas à quantidade de pontos necessária para passar no Enem 2016.

Em breve teremos o início das inscrições para as provas do Enem 2016, Exame Nacional do Ensino Médio. Este ano as provas foram definidas pelo MEC – Ministério da Educação para o mês de novembro, uma vez que teremos eleições em outubro, mês em que tradicionalmente é realizado o Enem. O exame é indispensável àqueles que desejam ingressar ou prosseguir com os estudos no ensino superior, pois oferece bolsas integrais e parciais em Instituições Privadas de Ensino Superior, através do Prouni, e vagas em Instituições Públicas de Educação Superior, através do Sisu. Além disso, o Enem concede certificado de conclusão do Ensino Médio para aqueles que não concluíram os estudos e dá aos estudantes a possibilidade do financiamento dos estudos, através do FIES.

As inscrições do Enem 2016 terão início no mês de maio e serão feitas exclusivamente por meio da Internet no site oficial do Exame http://enem.inep.gov.br/.

Antes mesmo da realização das provas, muitos estudantes se perguntam e procuram saber qual a pontuação necessária para ser aprovado no exame e também como passar no Enem 2016.

O que é preciso para passar no Enem 2016?

Como passar no Enem 2016

Como passar no Enem 2016

Primeiramente devemos entender a estrutura do exame: são 180 questões de múltipla escolha, contendo cinco alternativas com apenas uma correta. No sábado são aplicadas as provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, cada uma com 45 questões. No segundo dia (domingo) são aplicadas as provas de Linguagens e Códigos e Matemática, também 45 questões para cada área, mais a redação. No resultado final o candidato recebe sua nota individual em cada área de conhecimento e na redação. As notas podem ir de 0 a 1000.

Não é tarefa simples calcular a nota do Enem. Isso por que ela não se dá proporcionalmente pelo número de questões corretas. A nota do Enem é calculada com base na TRI – Teoria da Resposta ao Item, calculada através de desvio padrão, que é uma medida de dispersão dos valores de uma distribuição normal em relação à sua média. Em uma linguagem mais simplificada, a nota do Enem é a representação de como está seu nível de conhecimento em relação à média dos demais estudantes do ensino médio no Brasil.

Para quem deseja passar no Enem 2016, o primeiro passo é obter a pontuação necessária para poder participar dos programas que distribuem as vagas:

No Prouni, para poder efetuar a inscrição e concorrer às vagas, deve-se obter, no mínimo, 450 pontos na média das cinco notas (quatro áreas de conhecimento e redação). Além disso, o candidato deve ter obtido nota superior a zero na redação.

No Sisu podem se inscrever os candidatos que tenham obtido nota maior do que zero na redação do Enem.

Já para tirar o certificado de conclusão do Ensino Médio através do ENEM é preciso que o aluno tenha uma quantidade mínima de 450 pontos na média geral das 4 provas principais e 500 pontos na redação.

Os estudantes que concluíram o ensino médio a partir do ano letivo de 2016 e queiram solicitar o Fies 2017 devem simplesmente participar do exame obtendo média de 450 pontos sem também zerar a redação para efetuar inscrição e financiar os estudos.

Para mais informações, curta e compartilhe o Facebook do Enem 2016!

Como passar no Enem 2016
3.75 (75%) 8 votos

Leave a Comment

Texto anterior:

Próximo texto: