Como Ver o Resultado do Enem 2016

Atualizado em: outubro 14, 2016

by Enem 2016 on 14/10/2016

Como ver o Resultado Enem 2016. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é o teste de conhecimentos do Ministério da Educação em que o resultado pode levar os participantes a conseguirem uma vaga no ensino superior. O resultado individual do Enem pode ser usado nos processos seletivos do SISU (Sistema de Seleção Unificada), ProUni ( Programa Universidade para Todos), Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e também no Programa Ciências sem Fronteiras. As provas do Enem 2016 serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro. Os portões dos locais de aplicação serão abertos às 12h e fechados pontualmente às 13h, o início das provas esta marcado para as 13h30min.

Além de ser usado como critério para que estudantes participem de programas para ingresso ao ensino superior, o resultado do Enem 2016 será usado para compor a avaliação de medição da qualidade do ensino médio oferecido aos estudantes brasileiros, contribuir na execução de políticas públicas, criar referência nacional para aperfeiçoar os currículos do ensino médio, desenvolver indicadores sobre a educação brasileira e constituir parâmetros para a autoavaliação do participante, com vista de continuar sua formação e inserção no mercado de trabalho.

Resultado do Enem 2016

Participantes maiores de 18 anos que não concluíram o ensino médio podem com o resultado do Enem 2016 solicitar o Certificado de conclusão do ensino médio, desde que no ato da inscrição informem qual instituição está autorizada a receber suas notas e obtenha um resultado mínimo de 450 pontos em cada prova de conhecimento e nota acima de 500 na redação.

Como será composto o resultado individual do Enem 201

O resultado individual de cada participante do Enem 2016 será divulgado apenas em janeiro do próximo ano. Porém, no terceiro dia útil após o último dia de provas o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, órgão não governamental incumbido em organizar e aplicar as provas do Enem divulga o seu Gabarito oficial, através do qual é possível que o participante calcule o seu resultado no Exame.

Através de um método simples, os participantes do Enem 2016 podem realizar o cálculo e ter uma ideia de qual será o resultado individual. O calculo é feito com a soma das notas das provas de conhecimentos (Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias) e também com a nota da Redação. O resultado dessa soma deve ser dividido por cinco, sendo o resultado final a media individual do participante.

Apesar de ser um calculo fácil, lembramos que o Inep utiliza a TRI (Teoria de Resposta ao Item) como método oficial para calcular o resultado individual do Enem 2016 e também que instituições de ensino superior que utilizam o SISU ou Prouni podem atribuir pesos diferentes para determinadas áreas de conhecimentos.

Como consultar o resultado do Enem 2016

O resultado do Enem 2016 será divulgado no endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/participante. Para consultar o resultado o participante deve informar o número do seu Cadastro de Pessoa Física – CPF, a data de divulgação será informada posteriormente. Já o resultado dos participantes que realizaram o Enem 2016 como “Treineiros”, ou seja, apenas como forma de autoavaliação será divulgada 60 dias após o resultado individual ser publicado.

Os participantes podem ter acesso a correção da prova de redação, porém apenas para fins pedagógicos.

Apostila Enem 2016

Para não ter surpresas desagradáveis na hora de consultar o Gabarito do Enem 2016, recomendamos aos candidatos se preparar para o Exame utilizando a Apostila Digital do Enem 2016, um material de estudos completo com todas as matérias das áreas de conhecimentos do Enem 2016. A Apostila do Enem 2016 vem em formato de CD-ROM e além das matérias, tem um curso completo voltado para a prova de Redação e simulados com questões semelhantes as do Exame, não perca tempo, clique no link e conheça este material que já auxiliou vários estudantes a obterem sucesso no Enem.

Visite a página do Enem 2016 no Facebook e saiba mais a respeito da divulgação do resultado do maior teste de conhecimentos do Brasil, curta e compartilhe!

Como Ver o Resultado do Enem 2016
5 (100%) 1 voto

Leave a Comment

Texto anterior: