Conteúdo Programático do Enem 2016

Atualizado em: fevereiro 16, 2016

by Enem 2016 on 16/02/2016

Conteúdo Programático do Enem 2016: No mês de maio, em todo o Brasil, está previsto o início das inscrições para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2016). A expectativa é de que mais de 10 milhões de estudantes se inscrevam para as provas. Com esse número de concorrentes elevado, larga na frente quem assimilar a maior quantidade do conteúdo das provas.

O conteúdo programático do Enem 2016 é agrupado em quatro grandes áreas de conhecimento distintas: Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias; e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. São 180 questões, sendo 45 de cada uma das áreas de conhecimento abordadas. No sábado serão aplicadas as provas das duas primeiras áreas e as duas últimas, juntamente com a redação, serão aplicadas no domingo.

Hoje, o Enem é requisito fundamental para diversos programas do governo federal, a nota no exame pode ser usada como critério de acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e do Programa Universidade para Todos (Prouni). Além disso, a participação na prova é obrigatória para quem deseja receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). E aqueles estudantes maiores de 18 anos que ainda não concluíram o ensino médio, podem obter a certificação de conclusão do ensino médio por meio do Exame.

As provas do Enem 2016 vão exigir muito do raciocínio lógico dos candidatos frente a assuntos cotidianos e matérias lecionadas durante todo o ensino médio, no exame é cobrado o conhecimento abordado pelo programa escolar de maneira mais analítica, com foco principal em linguagens e português, que definem o caráter mais interpretativo da prova.

Conteúdo Programático Enem 2016

Conteúdo Programático Enem 2016

O INEP, principal organizador do Enem, possui um endereço eletrônico específico aobre o conteúdo das provas que vale à pena visitar http://portal.inep.gov.br/web/enem/conteudo-das-provas.

Matérias e Assuntos Enem 2016

As matérias e assuntos Enem 2016 abordadas pelas quatro áreas de conhecimento não fogem daquilo que deve ser estudado ao longo do ensino médio. A abordagem e divisão se dão da seguinte maneira:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa (Gramática e Interpretação de Texto), Língua Estrangeira Moderna, Literatura, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: Geografia, História, Filosofia, Sociologia e conhecimentos gerais.

Todas as matérias do Enem 2016 são baseadas em eixos cognitivos comuns, sendo eles: dominar linguagens; compreender fenômenos; enfrentar situações-problema; construir argumentação; elaborar propostas.

Na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Enem 2016 vão cair questões sobre estudo do texto, estudo das práticas corporais, produção e recepção de textos artísticos, estudo do texto literário, estudo dos aspectos linguísticos em diferentes textos, estudo do texto argumentativo, seus gêneros e recursos linguísticos: argumentação, estudo dos aspectos linguísticos da língua portuguesa, estudo dos gêneros digitais.

As questões da área de Matemática e suas Tecnologias irão abordar questões sobre conhecimentos numéricos, conhecimentos geométricos, conhecimentos de estatística e probabilidade, conhecimentos algébricos, conhecimentos algébricos/geométricos.

Na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias temos provas de Química, Física e Biologia. Na prova de Física vão cair questões sobre conhecimentos básicos e fundamentais, o movimento, o equilíbrio e a descoberta de leis físicas, energia, trabalho e potência, a mecânica e o funcionamento do universo, fenômenos elétricos e magnéticos, oscilações, ondas, óptica e radiação, o calor e os fenômenos térmicos.

A matéria de Biologia vai abordar questões sobre moléculas, células e tecidos, hereditariedade e diversidade da vida, identidade dos seres vivos, níveis de organização dos seres vivos, ecologia e ciências ambientais, origem e evolução da vida, qualidade de vida das populações humanas.

Em Química os candidatos devem estudar transformações químicas, representação das transformações químicas, materiais, suas propriedades e usos, água – ocorrência e importância na vida animal e vegetal, ligação, estrutura e propriedades, sistemas em solução aquosa, transformações químicas e energia, dinâmica das transformações químicas, transformação química e equilíbrio, compostos de carbono, relações da Química com as tecnologias, a sociedade e o meio ambiente, energias químicas no cotidiano.

Na área de Ciências Humanas e suas tecnologias as provas abordarão o conteúdo das formas de organização social, movimentos sociais, pensamento político e ação do Estado, diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade, características e transformações das estruturas produtivas, os domínios naturais e a relação do ser humano com o ambiente, representação espacial, projeções cartográficas; leitura de mapas temáticos, físicos e políticos; tecnologias modernas aplicadas à cartografia.

Provas

As provas do ENEM 2016 devem ser aplicadas em novembro deste ano. É importante ressaltar que serão 180 questões de múltipla escolha. A prova é realizada em um final de semana (sábado e domingo). No primeiro dia o candidato tem 4 horas e 30 minutos para responder as 90 questões e no seguindo dia o tempo é de 5 horas e 30 minutos pois além das questões é o dia da redação.

Sempre o horário que é levado em consideração é o de Brasília, logo, os estudantes devem ficar atentos ao cronograma de abertura dos portões, que na última edição foi às 12 horas e o fechamento às 13 horas. A aplicação das provas começa às 13 horas e 30 minutos.

Apostila Enem 2016

O participante que vai fazer o Enem 2016 e planeja conseguir seus objetivos com o exame deve estudar utilizando um material que seja voltado para o Enem 2016. Pensando nisso foi desenvolvido a apostila Enem 2016, material que contém 100% do conteúdo programático do Enem 2016 e que ajudou milhares de estudantes em outras edições do Exame a ocuparem vagas nas melhores e mais renomadas instituições do país.

Compre agora mesmo a sua apostila e adquira um material completo, elaborado de maneira a auxiliar o participante a obter uma boa nota. Nossa equipe de profissionais aborda de maneira pratica e objetiva todas as matérias das provas do Enem, trazendo ainda um curso completo de redação e simulados com questões que seguem a dinâmica das provas do Exame.

Fique por dentro de tudo curtindo e compartilhando o Enem 2016 no facebook.

Para se inscrever no Enem 2016, clique aqui: http://enem.inep.gov.br/.

Para acessar o Matríz de Referência do Enem, clique aqui: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/downloads/2012/matriz_referencia_enem.pdf

Conteúdo Programático do Enem 2016
4.67 (93.33%) 3 votos

Leave a Comment

Texto anterior:

Próximo texto: