Edital do Enem 2016

Atualizado em: abril 15, 2016

by Enem 2016 on 06/07/2015

Edital do Enem 2016: Para participar do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2016 os candidatos devem obrigatoriamente ler o documento que regulamenta a realização do mais esperado e principal teste de conhecimentos do país. O edital do Enem 2016 é elaborado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira) e publicado no site oficial do Exame, http://enem.inep.gov.br/, onde os candidatos podem realizar o download do documento que está disponível nas versões PDF, TXT e LIBRAS.

O Ministério da Educação (MEC) divulgou o edital do Enem 2016. Clique aqui para ler o inteiro teor do edital do Enem.

Quem participar do Enem 2016 poderá participar dos processos seletivos do ProUni ou SISU e ainda solicitar financiamento do Fies, iniciativas do Governo Federal criadas com o objetivo de garantir o acesso ou a permanência no ensino superior em instituições públicas ou privadas de ensino.

As principais novidades do edital Enem 2016 que deve ser divulgado entre os meses de abril e maio são as mudanças realizadas pelo Ministério da Educação (MEC), mudanças que apesar de terem entrado em vigor na última edição do Exame, ainda pega muitos candidatos de surpresa.

As inscrições para o Enem 2016, ou o período em que os candidatos poderão realizá-las será conhecido após a divulgação do Edital, porém especulamos que deva ser o mesmo do ano passado, em que o período de inscrições ocorreu no mês de junho. Entre as mudanças anunciadas, uma altera diretamente o processo de inscrição do Enem 2016. Não é mais possível realizar várias inscrições usando apenas um endereço de e-mail. Agora para cada inscrição deve ser informado um e-mail diferente.

Os candidatos que têm direito a isenção do pagamento da taxa de inscrição do Enem 2016 devem consultar o edital do Exame. As principais mudanças foram que agora apenas estudantes que estiverem cursando o último ano do ensino médio estão automaticamente isentos e quem declarar carência socioeconômica e não comparecer no dia das provas terá que justificar a ausência para não perder o direito de solicitar isenção nas próximas edições do Enem.

Travestis e transexuais que participarem do Enem 2016 podem ser identificados pelo nome social, esta é outra mudança que estará detalhada no Edital do Exame. Os candidatos devem através do contato telefônico 0800-616161 dentro do período de inscrições, informar por qual nome desejam ser identificados nos locais e dias de provas.

Prova do Enem 2016

Edital do Enem 2016

Assim que for divulgado o Edital, os candidatos conhecerão os locais datas e horários de aplicação das provas do Enem 2016 e também os detalhes das mudanças que foram feitas nos horários de inicio de aplicação das provas. Após o fechamento dos portões dos locais de aplicação a organização terá mais meia hora para submeter os candidatos aos procedimentos de segurança. Apenas após este intervalo é que as provas do Enem 2016 vão ser aplicadas, o que deve acontecer no mês de outubro.

Enquanto o edital do Enem 2016 não é divulgado, a dica é estudar utilizando a apostila do Enem 2016, o melhor e mais completo material de estudos disponível. Para comprar a sua basta clicar no link que o material é entregue em qualquer lugar do Brasil.

Curta e compartilhe o Facebook do Enem 2016 para mais informações do Exame Nacional do Ensino Médio.

Edital do Enem 2016
5 (100%) 2 votos

Flavio Henrique Araujo Silva janeiro 19, 2016 às 16:23

tenho tda e gostaria de saber a melhor eficacia para os estudos do enem , se todos os tipos de materia que deve estudar

Responder

lucianasantanadasilva abril 18, 2016 às 09:05

gostaria de acessar o site hora do enen mas nao consigo coma faser?

Responder

Leave a Comment

Texto anterior:

Próximo texto: