Edital Enem 2016 será Divulgado em Maio

Atualizado em: abril 15, 2016

by Enem 2016 on 02/02/2016

Edital Enem 2016: O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é mais uma oportunidade para quem deseja participar dos processos seletivos dos programas criados pelo Governo Federal para promover o ingresso em cursos de nível superior em instituições públicas ou privadas de ensino.

Participar do Enem é hoje quase uma unanimidade entre os estudantes brasileiros, que estudam arduamente para conseguir uma boa nota no Exame e como conseqüência serem selecionados nos processos seletivos do SISU, Prouni e Fies.

O Ministério da Educação (MEC) divulgou o edital do Enem 2016. Clique aqui para ler o inteiro teor do edital do Enem.

Existia uma grande expectativa que o edital do Enem 2016 fosse divulgado em breve, mais precisamente no mês de maio. Porém, o Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, que é a autarquia governamental que recebeu do Ministério da Educação (MEC) – http://portal.mec.gov.br/, a missão de organizar o exame acabou por divulgar em abril o edital deste ano.

Confira o site oficial do INEP aqui

Conhecendo o Edital do Enem 2016

Edital do Enem 2016

Edital do Enem 2016


Edital Enem 2016 será Divulgado em Maio

O Edital é o documento que trás todas as regras de participação e oficializa a realização de concursos públicos ou licitações. O documento deve ser amplamente divulgado, para que todos os interessados em participar possam ter acesso às informações nele contidas.

Especialistas afirmam que a preparação para o Enem estará completa apenas após a leitura do seu Edital. Apesar de muitas vezes ser uma leitura cansativa, o participante não deve deixar de realizá-la.

O edital do Enem 2016 será publicado site do Inep http://enem.inep.gov.br/participante/. Neste mesmo endereço eletrônico o participante tem a opção de realizar o download do edital, o que facilita a leitura.

Edital Enem 2016 dividido por tópicos

Para facilitar a leitura e entendimento do edital do Enem 2016, o Inep aborda os assuntos dividindo-os em tópicos. Conheça alguns dos principais tópicos que serão publicados no edital do teste de conhecimentos do MEC.

Atendimentos: Alguns participantes irão necessitar de atendimento especial ou especializado. Neste tópico, o participante encontrara todas as informações necessárias de como receber nos dias em que forem aplicadas as provas do Enem 2016 atendimento especial ou especializado.

Taxa de inscrição: A taxa de inscrição do Enem 2016 deve ser paga por participantes que já tenham concluído o ensino médio que não se enquadram nos requisitos necessários para solicitar a isenção do pagamento que desde a última edição é de R$63,00 (sessenta e três reais).

Inscrição: No edital, participante vai encontrar todas as orientações necessárias para realizar a inscrição do Enem 2016. Mas adiantamos que a inscrição pode ser realizada apenas no endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br.

Locais de aplicação das provas. Segundo os últimos editais, as provas do Enem são aplicadas em todos os Estados do país. No edital do Enem 2016 constará a relação de todos os municípios onde as provas serão aplicadas, bem como orientações aos participantes que desejam solicitar a alteração do município de realização do Exame.

Dos horários: Um ponto importante que não deve ser ignorado pelos participantes, em todas as edições do Exame acompanhamos noticias de candidatos que por desconhecerem as regras, não chegam nos locais de prova a tempo, e com isso são impedidos de participar do evento para o qual tanto se prepararam. Ao ler o edital, o participante ficará ciente de que o horário de aplicação das provas é seguido de maneira rígida.

Estes são apenas alguns dos tópicos mais importantes do edital Enem 2016 que em breve será publicado, ficando disponível para que os participantes o leiam na integra.

Estrutura do Enem 2016 segundo seu Edital

As provas do Enem 2016 devem ser estruturadas como nas edições anteriores, ou seja, compostas por quatro provas de múltipla escolha com 45 questões cada e uma prova de redação, que devem ser realizados durante dois dias. As datas, locais e horários serão divulgados pelo Inep.

Assuntos do Enem 2016: Ciências Humanas e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias, Linguagens Códigos e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias. Estas são as quatro áreas de conhecimentos temas das provas do Enem, cada uma agrupa matérias escolares da grade curricular do ensino médio.

Toda a Matriz de Referência estará disponível para consulta no Anexo ll do edital do Enem 2016.

Clique aqui para conferir a matriz de referência do Enem completa 

Apostila Enem 2016

A apostila do Enem 2016 é um material de estudos elaborado por especialistas que usam como base o edital Enem. Nele o participante irá encontrar todas as matérias das áreas de conhecimentos, explicadas de maneira dinâmica, com uma didática totalmente voltada para as provas do Enem 2016.

Para ajudar ainda mais na fixação do que foi estudado, a apostila do Enem 2016 tem uma seção composta por simulados formulados com questões que trazem a mesma proposta do Exame, que é de avaliar o nível de conhecimento do estudante.

É muito fácil comprar a apostila do Enem 2016, basta clicar no link disponibilizado ao lado, e após o pagamento o material será enviado via carta registrada dos Correios para qualquer localidade do Brasil, não perca mais tempo compre agora mesmo a sua.

Mais informações sobre o edital estão disponíveis no Facebook do Enem 2016. Curta e compartilhe.

Edital Enem 2016 será Divulgado em Maio
3.33 (66.67%) 3 votos

Leave a Comment

Texto anterior:

Próximo texto: