Enem 2016: Assuntos, Matérias e Conteúdo

Atualizado em: abril 6, 2016

by Enem 2016 on 06/04/2016

Conteúdo Enem 2016: Quais os assuntos e as matérias das provas? No fim deste ano serão aplicadas as provas do Enem 2016 – Exame Nacional do Ensino Médio. Os estudantes que pretendem mandar bem no teste precisam começar a se preparar deste então. Para isto, é necessário conhecer detalhadamente todos os assuntos que serão cobrados nas 180 questões de múltipla escolha e na redação.

O Exame Nacional do Ensino Médio foi criado pelo Governo Federal no ano de 1998. Gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) e organizado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), deixou de ser apenas um instrumento avaliativo da educação básica para se tornar, a partir de 2009, a principal porta de permanência e acesso ao ensino superior do país.

Qual o conteúdo das provas do Enem 2016?

A prova do Enem 2016 será constituída de uma redação de caráter dissertativo-argumentativo e 180 questões de múltipla escolha, divididas igualmente entre quatro áreas de conhecimento, que abordam as seguintes matérias:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: Geografia, História, Filosofia, Sociologia e conhecimentos gerais;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa (Gramática e Interpretação de Texto), Língua Estrangeira Moderna, Literatura, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação;
  • Matemática e suas Tecnologias: Matemática básica do ensino médio.
Enem 2016 Assuntos, Matérias e Conteúdo

Enem 2016 Assuntos, Matérias e Conteúdo

A data do Enem 2016 será confirmada assim que o Inep publicar o edital desta edição. A expectativa é de que as provas deste ano sejam aplicadas no último final de semana de outubro, dias 29 (sábado) e 30 (domingo), ou no primeiro final de semana do mês de novembro, nos dias 05 e 06.

No sábado, num período de 04h30min os participantes terão que resolver as questões de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Por sua vez, no domingo, além das questões de Matemática e Linguagens, os candidatos terão que desenvolver a redação do Enem 2016, cujo tema será mantido em sigilo até o momento de aplicação das provas.

Os portões de cada local de prova do Enem 2016 serão abertos ao meio dia e fechados às 13h. As provas terão início às 13h30min, pontualmente. Em qualquer município será levado em conta o horário oficial de Brasília/DF. Não será tolerado nenhum tipo de atraso por parte dos candidatos que, por sua vez, são os únicos responsáveis por cumprirem as regras do Exame.

Quais as matérias do Enem 2016?

Todo o conteúdo abordado no Exame condiz àquilo que o estudante aprendeu nos anos de ensino médio. Assim, as matérias do Enem 2016 serão abordadas da seguinte forma nas disciplinas:

  • Geografia, História, Filosofia, Sociologia e conhecimentos gerais: Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade; Formas de organização social, movimentos sociais, pensamento político e ação do Estado; Características e transformações das estruturas produtivas; Os domínios naturais e a relação do ser humano com o ambiente; Representação espacial;
  • Química: Transformações Químicas; Representação das transformações químicas; Materiais, suas propriedades e usos; Água; Compostos de Carbono; Relações da Química com as Tecnologias, a Sociedade e o Meio Ambiente; Energias Químicas no Cotidiano;
  • Física: Conhecimentos básicos e fundamentais; O movimento, o equilíbrio e a descoberta de leis físicas; Energia, trabalho e potência; A Mecânica e o funcionamento do Universo; Fenômenos Elétricos e Magnéticos; Oscilações, ondas, óptica e radiação; O calor e os fenômenos térmicos;
  • Biologia: Moléculas, células e tecidos, Hereditariedade e diversidade da vida; Identidade dos seres vivos; Ecologia e ciências ambientais; Origem e evolução da vida; Qualidade de vida das populações humanas;
  • Linguagens: Estudo do texto, do texto literário, do texto argumentativo, das práticas corporais, produção e recepção de textos artísticos, dos aspectos linguísticos e dos gêneros digitais;
  • Matemática: Conhecimentos numéricos, geométricos, estatística, probabilidade, álgebra e geometria;

Como se preparar para as provas do Enem 2016?

Quem aproveitar todos esses meses que ainda restam até a data de aplicação do Exame terá grande chance de conseguir um bom aproveitamento nas provas. Durante os estudos, a elaboração de um cronograma e a escolha de um bom material de estudos são as duas principais atitudes que o candidato deve tomar.

Hoje em dia, o melhor material de estudos é a apostila digital do Enem 2016 (clique e conheça), que aborda todo o conteúdo das provas de maneira bem simples e direta. Milhares de estudantes de todo o brasil foram aprovados em cursos superiores graças ao auxílio da apostila. A entrega do produto é muito rápida e totalmente segura, realizada pelos Correios em qualquer cidade do Brasil. Vale a pena conhecer!

Curta e compartilhe com seus amigos o Enem 2016 no facebook e fique por dentro de todas as novidades sobre o Exame brasileiro.

Enem 2016: Assuntos, Matérias e Conteúdo
4.62 (92.38%) 21 votos

Leave a Comment

Texto anterior:

Próximo texto: