Enem 2016: Edital e Inscrições

Atualizado em: abril 15, 2016

by Enem 2016 on 02/03/2016

Enem 2016: Edital e Inscrições: Com intuito de normatizar a realização do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2016, em breve o Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira ira publicar o Edital com todas as orientações necessárias para os estudantes que pretendem realizar inscrições para participar do Enem 2016.

Graças aos programas do Ministério da Educação – MEC (SISU, ProUni e Fies), o ingresso no ensino superior ficou mais fácil e democrático. Porem para estar apto a participar destes programas, o estudante deve antes realizar as provas do Enem. Na última edição do Exame, mais de 8 milhões de pessoas se inscreveram para realizara as provas, e hoje muitas delas ocupam vagas em instituições de ensino superior espalhadas por todo país.

Edital Enem 2016

O Ministério da Educação (MEC) divulgou o edital do Enem 2016. Clique aqui para ler o inteiro teor do edital do Enem.

É fundamental que antes de realizar a inscrição, o estudante saiba no mínimo as regras fundamentais para estar apto a realizar as provas.

Assim que for divulgado o Edital, os candidatos conhecerão os locais datas e horários de aplicação das provas do Enem 2016 e também os detalhes das mudanças que foram feitas nos horários de inicio de aplicação das provas. Após o fechamento dos portões dos locais de aplicação, a organização terá mais meia hora para submeter os candidatos aos procedimentos de segurança. Apenas após este intervalo é que as provas do Enem 2016 vão ser aplicadas, o que deve acontecer no mês de outubro.

Constará também no Edital do Enem 2016 :

  • Valor da taxa de inscrição;
  • Como declarar carência socioeconômica;
  • Como consultar Cartão de confirmação de Inscrição;
  • Dos atendimentos especiais ou especializados;
  • Documento de identificação do participante;
  • Orientações para realização das provas;
  • Correção das provas;
  • Divulgação dos resultados
Enem 2016 Edital e Inscrições

Enem 2016 Edital e Inscrições

Inscrições para o Enem 2016

As inscrições para o Enem 2016 poderão ser realizadas ainda no primeiro semestre do ano. As datas exatas em que ocorrerá o período de inscrições serão divulgadas junto com o Edital do Exame. Porém como na última edição, para se inscrever os estudantes devem acessar o endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/participante.

É importante lembrar que as inscrições para participar do Enem 2016 podem ser realizadas apenas através da internet, o Inep não se responsabiliza por inscrições realizadas através de outros meios. Para se inscrever o candidato deve informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e número do documento oficial de identificação (RG, CNH, carteira funcional, etc.).

Além dos documentos obrigatórios, para realizar a inscrição do Enem 2016 é necessário que o participante deve informar um endereço de e-mail, o número de celular e criar uma senha. É importante que a senha seja memorizada ou anotada e guardada, pois será necessária em outras fases do Exame.

Ainda durante o processo de inscrição, os participantes que desejam através da nota do Enem 2016 obter o Certificado de Conclusão do Ensino Médio devem indicar uma das Instituições Certificadoras ( a lista das Instituições constará em anexo do Edital do Enem 2016) que estará autorizada a receber os dados e emitir o documento.

Ao final do processo de inscrição o participante deve declarar carência socioeconômica ou clicar na opção para gerar o boleto para pagamento do valor da taxa de inscrição. Os participantes que não tem direito a isenção do pagamento da taxa de inscrição devem até a data limite impressa no boleto realizar o pagamento ou não terão a confirmação da inscrição.

Apostila do Enem 2016

Como em todas as provas de conhecimentos, uma boa preparação é fundamental para aqueles que desejam uma nota no Enem 2016. É necessário também muita dedicação e esforço, além de um material de estudos de qualidade.

Pensando nisso, uma equipe composta por especialistas em Enem desenvolveu a apostila do Enem 2016, baseado em todo conteúdo programático do Exame. Cada uma das quatro áreas de conhecimentos é abordada de maneira individual, com simulados e respostas comentadas que levam o estudante a conhecer o ambiente do Exame.

Os interessados em comprar a apostila do Enem 2016 devem clicar no link. A compra é garantida pelo PagSeguro e o material é entregue em qualquer região do país através de Carta Registrada dos Correios. Não deixe para a última hora, compre agora mesmo a sua e repita o sucesso de muitos que já estudaram utilizando nosso material.

Mais informações disponíveis na página Enem 2016 no Facebook, curta e compartilhe.

Enem 2016: Edital e Inscrições
5 (100%) 1 voto

Giovana Hoff da Cunha maio 16, 2016 às 21:10

Ola, efetuei a inscricao e pagamento no dia 13/maio/2016. Ainda nao foi confirmada a inscricao e consta pendente pagamento GRU. Estou preocupada. Poderia esclarecer ? Obrigada

Responder

Shaira Ramos Martins outubro 5, 2016 às 17:03

Gostei muito

Responder

Leave a Comment

Texto anterior:

Próximo texto: