Exame Nacional do Ensino Médio 2016

Atualizado em: junho 27, 2015

by Enem 2016 on 27/02/2015

O Enem 2016 (Exame Nacional do Ensino Médio) é um conjunto de provas organizado pelo INEP/MEC e criado pelo Governo Federal. Teve início no ano de 1998 com o objetivo em avaliar a qualidade do ensino médio. No ano de 2009 ocorreram várias mudanças no Exame deixando de apenas avaliar o ensino médio se tornando uma porta de entrada para o ensino superior.

O Enem atualmente tem função de aferir em números o nível de conhecimento dos estudantes sendo suas notas utilizadas para selecionar candidados aos diversos programas do Governo Federal. Com a nota alcançada no Enem 2016 o estudante poderá conseguir uma vaga em uma faculdade federal passando pelo Sisu 2017 (Sistema de Seleção Unificada). Caso não consiga uma vaga pela seleção unificada, o participante ainda tem como opção concorrer a bolsas de estudos em instituições privadas pelo Prouni 2017 (Programa de Universidade para todos) ou ainda pode recorrer ao financiamento de cursos superiores por parte do Fies 2017 (Fundo de Financiamento Estudantil).

Como se inscrever no Enem 2016?

Exame Nacional do Ensino Médio 2016

Permanecendo as regras atuais, para se inscrever no Enem 2016 é necessário acessar o endereço eletrônico oficial do Inep – enem.inep.gov.br. Para se cadastrar são indispensáveis a numeração do seu documentos (CPF e RG) bem como informações de endereço e telefone atualizados. O participante poderá optar pela isenção de taxa de inscrição, onde o candidato precisa fornecer informações pessoais, educacionais e socioeconômicas, determinando se seu perfil é passível do benefício da isenção. O participante considerado inapto à isenção deve recolher taxa de inscrição no valor de R$35,00 paga somente no banco do Brasil por meio da GRU Simples (Guia de Recolhimento da União).

Também devem ser informados opção de língua estrangeira escolhida (inglês ou espanhol) para o Exame Nacional do Ensino Médio, a cidade e o estado onde gostaria de fazer a prova, e se caso necessário, o atendimento especial. Por volta de um mês antes da prova será enviado para a residência do estudante o cartão de confirmação de inscrição, um comprovante de sua participação no Exame contendo local, data e hora de realização das provas. Caso o cartão for entregue pelos correios, o participante deve acessar o site do Enem e imprimir o documento.

Para mais informações acesse nosso site e estude a melhor Apostila para o Enem 2016. Curta e compartilhe também a página do Enem no Facebook e receba em seu perfil todas as atualizações do Exame. Boa sorte e bons estudos!

Exame Nacional do Ensino Médio 2016
4.67 (93.33%) 3 votos

Bianca Carmen de Brito lima fevereiro 7, 2016 às 12:09

Já terminei meus estudo ,mas não tenho condições de pagar e quero muito fazer essa prova

Responder

VAGNER DE SOUZA NERES setembro 26, 2016 às 11:37

TO DESEMPREGADO ,A 6 MESES NAO TENHO CONDICOES PAGAR PARA SER ESSA PROVA .GOSTARIA GOVERNO ME AJUDASSE COM GOSTARIA FAZER APROVA DO ENEM

Responder

Leave a Comment

Próximo texto: