Guia da Redação Enem 2016

Atualizado em: novembro 1, 2015

by Enem 2016 on 01/11/2015

Guia da Redação Enem 2016: O Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, é uma criação do Governo Federal e Ministério da Educação, que hoje é utilizado por milhares de pessoas como a principal forma de participar de Programas Governamentais que dão direito ao ingresso no ensino superior, seja através de concessão de bolsas de estudos através do ProUni ( Programa Universidade para Todos), ou de crédito educativo do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e também o SISU, que é o Sistema de Seleção Unificada, utilizado por varias instituições de ensino superior públicas para selecionar seus alunos através das notas obtidas no Enem.

A edição do Enem 2016 promete ser uma das maiores já realizadas, sendo o Exame composto por quatro provas de conhecimentos e uma prova de redação. A prova de redação do Enem 2016 deve ser levada muito a sério pelos candidatos que vão participar do Exame, pois a sua nota representa um quinto da média final do Enem, e dependendo da instituição ou Programa que o candidato pretende participar, a nota da redação do Enem 2016 pode ter um peso maior ainda.

No portal do INEP que sintetiza neste link a visão oficial do instituto sobre os conhecimentos que devem ser demonstrados pelo candidato em sua redação.

Orientações importantes sobre a prova de Redação do Enem 2016

Redação do Enem 2016

Redação do Enem 2016

Os candidatos do Enem 2016 devem saber que durante a correção da prova de Redação serão avaliadas as seguintes competências:

  • Desenvolver um texto argumentativo e dissertativo que mostre a compreensão do que foi proposto no tema da redação demonstrando conhecer o assunto.
  • O domínio da Língua Portuguesa formal e escrita é também uma competência que será avaliada na prova de Redação do Enem 2016.
  • O candidato deve defender o seu ponto de vista sobre o tema proposto para a Redação de forma organizada e com informações detalhadas sobre o fato que esta defendendo.
  • A argumentação deve ser feita de maneira que possa demonstrar o conhecimento lingüístico do candidato
  • E por fim a conclusão, que deve ser elaborada de forma que o candidato apresente uma solução e seu posicionamento de acordo os direitos humanos.

Correção da Redação do Enem 2016

A correção é sempre um ponto de polêmica nas provas de redação do Enem, no entanto, o MEC aprimorou a forma de como será corrigida a Redação do Enem 2016. As provas podem ser corrigidas por até três corretores diferentes. Em primeiro momento dois corretores analisam as cinco competências, atribuindo notas de zero a duzentos pontos para cada uma. Ao final da correção é analisado se houve discrepâncias entre as notas. Em caso de diferença maior que 100 pontos na nota final ou diferença superior a oitenta pontos nas notas atribuídas a qualquer uma das cinco competências, o terceiro avaliador é convocado, sendo que a nota final será a que mais se aproximar de uma das duas primeiras notas.

Apostila Enem 2016: A melhor forma de obter uma boa nota na prova de redação do Enem 2016 é realizar uma boa preparação e com certeza o melhor material para se preparar para o Exame é a Apostila do Enem 2016, que pode ser adquirida aqui no site. Nela o candidato encontra tudo a respeito das competências da Redação do Enem. Então adquira hoje a sua e continue a visitar nosso site, para sempre estar a par do que acontece no Enem 2016.

Guia da Redação Enem 2016
5 (100%) 6 votos

Larissa Olivieri abril 7, 2016 às 08:43

olha, na boa… até agr só me confundi com todas as suas informações!
Não precisa escrever esse texto todo, é só falar se ta aberta as inscrições ou não… já gelei aqui pensando que tinha perdido a prova de 2016 que começam só depois do dia 15 de abril!

Responder

Leave a Comment

Texto anterior:

Próximo texto: