Inscrições Enem 2016

Atualizado em: maio 8, 2016

by Enem 2016 on 08/05/2016

Inscrições Enem 2016 começam! Estudantes que pretendem fazer as provas do Enem 2016 (Exame Nacional do Ensino Médio), nos dias 05 e 06 de novembro, fiquem atentos, pois o período de inscrições começa nesta segunda-feira (09/05), a partir das 10h. O prazo se estende até às 23h59min (de Brasília/DF) do próximo dia 20, numa sexta-feira. A única maneira de realizar o cadastro é via internet.

A expectativa do MEC (Ministério da Educação) é de que o número de participantes do Enem 2016 seja de aproximadamente 8 milhões. Na edição passada, 5,8 milhões de estudantes fizeram as provas.

Como sempre costuma acontecer, nos primeiros dias de inscrição é comum que haja congestionamento no site oficial, devido ao alto número de acessos simultâneos. Entretanto, a partir do terceiro dia, o desempenho da página tende a melhorar consideravelmente. Devido a esse problema, é importante que os candidatos não se arrisquem, deixando para se inscrever de última hora.

Qual o site de inscrição do Enem 2016?

O site oficial para realização das inscrições do Enem 2016 é a página do participante, no portal do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), acessível no link http://enem.inep.gov.br/participante/. No primeiro acesso, o participante precisa informar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e documento de identidade (RG – Registro Geral).

É importante ressaltar que não existe outro meio oficial para efetuação do registro. Antes de se inscrever, é essencial que o candidato leia o edital do Enem 2016 por completo. O documento foi elaborado pelo Inep e aborda todas as regras do Exame, com as datas oficiais de cada etapa.

Inscrições para o Enem 2016

Inscrições para o Enem 2016

Como fazer inscrição no Enem 2016?

Durante o preenchimento da inscrição do Enem 2016, é necessário informar um endereço de e-mail válido e pessoal e um número de telefone celular. Estes serão os dois principais meios de comunicação entre a organização do Exame e os participantes.

É durante as inscrições que o candidato escolhe a cidade que deseja fazer as provas, a língua estrangeira (inglês ou espanhol) para as cinco questões de Linguagens. Também é durante a etapa de inscrição que os candidatos interessados em obter a certificação do Enem 2016, com a nota do Exame, precisam indicar tal pretensão.

Estudantes que necessitarem de atendimento especializado e/ou específico nos dias de prova deverão, durante o registro, indicar qual a necessidade especial: baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo, discalculia, gestantes, lactantes, idosos, estudantes em classe hospitalar, sabatistas e outros.

Qual o valor da taxa de inscrição do Enem 2016? Como pedir isenção do pagamento?

O valor da taxa de inscrição do Enem 2016 subiu cinco reais em relação ao ano passado, chegando ao valor de R$ 68,00. O pagamento deverá ser realizado por meio de uma GRU (Guia de Recolhimento da União). O documento é uma espécie de boleto bancário, gerado no ato da inscrição, com vencimento para o dia 25 de maio. O pagamento poderá ser realizado em qualquer agência bancária, casas lotéricas ou agências dos Correios.

Os estudantes que estão concluindo o ensino médio em escolas da rede pública não precisam pagar a taxa, pois recebem isenção automática. Por sua vez, aqueles que não possuem condições financeiras suficientes para cobrir o valor podem, durante as inscrições, solicitar isenção do pagamento.

Quem tiver interesse em pedir isenção deve declarar carência no Enem 2016, preenchendo um formulário socioeconômico e, no fim, clicando na opção “confirmar carência”. Feito isto, o pedido passará por análise e o candidato receberá a confirmação ou não da solicitação.

O Inep se reserva no direito de solicitar dos participantes documentos que comprovem as informações prestadas. Portanto, é indispensável que os dados sejam verídicos, sob pena de cancelamento da inscrição e impossibilidade de participar das provas.

Cartão de confirmação de inscrição do Enem 2016

Todos aqueles que obedecerem ao prazo e às regras do Exame, terão acesso ao cartão de inscrição do Enem 2016. O documento ficará disponível na página do participante, semanas antes das provas, e poderá ser salvo ou impresso, a escolha do candidato. Ele contém: número de inscrição, data, hora, local de prova do Enem 2016, indicação da necessidade de atendimento diferenciado (se for o caso), opção de língua estrangeira e solicitação de certificação (se for o caso).

O cartão conta com importantes informações, mas sua apresentação não é obrigatória nos dias de prova. Os estudantes, por sua vez, são obrigados a apresentar um documento original de identificação com foto: identidade, carteira de trabalho, certificado de dispensa de incorporação, certificado de reservista, passaporte e CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Para mais informações sobre o Exame, continue visitando nosso site, leia outros artigos que já publicamos e curta a página do Enem 2016 no facebook.

Inscrições Enem 2016
4.83 (96.67%) 12 votos

mariana souza da silva maio 9, 2016 às 21:14

Prova do enem

Responder

tamires dos santos souza maio 12, 2016 às 15:13

quero fazer a inscriçao

Responder

maralice de paula paiva maio 17, 2016 às 15:38

Gostaria de poder fazer a enem esse ano como devo fazer

Responder

Cauana Roberta Venancio setembro 30, 2016 às 15:07

Ola meu e-mail foi rastreado e agora não sei o que fazer onde faço a prova e tudo mais?

Responder

Leave a Comment

Texto anterior:

Próximo texto: