Redação do Enem 2016

Atualizado em: setembro 13, 2015

by Enem 2016 on 11/09/2015

Redação do Enem 2016 – Exame Nacional do Ensino Médio. Estudantes de todo o pais aguardam ansiosos a divulgação das dadas do período de inscrição para participar do maior teste de conhecimentos das Américas, o Enem 2016. Quem participa do Exame, está apto a concorrer bolsas de estudos do ProUni (Programa Universidade para Todos) ou vagas para cursos em instituições públicas de ensino superior oferecidas no SISU (Sistema de Seleção Unificada).

O Enem é uma iniciativa do Governo Federal em parceria com o Ministério da Educação – MEC, e é composto por quatro provas que abordam áreas de conhecimentos (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Códigos e Matemática). Além das provas de conhecimentos, os candidatos que fizerem sua inscrição do Enem 2016 devem realizar uma prova de Redação.

Os participantes do Enem 2016 devem estar atentos para as mudanças que começaram a valer desde a última edição das provas como o aumento do valor da taxa de inscrição, horários de início das provas, isenção do pagamento do valor da taxa de inscrição, critérios de segurança, etc.

Guia do Participante Redação do Enem 2016

Redação do Enem 2016

Redação do Enem 2016

A redação do Enem 2016 será aplicada no último dia de provas, sendo que os participantes terão que redigir um texto dissertativo argumentativo a respeito do tema proposto. Vale lembrar que a nota máxima da prova de Redação é 1000 pontos e que um bom desempenho pode elevar a média final do participante. Segundo a avaliação realizada por especialistas, cada participante deve reservar no mínimo uma hora para redigir a redação do Enem 2016.

Na correção das redações do Enem 2016 serão avaliados cinco pontos, domínio da escrita formal da língua portuguesa, compreensão da proposta e capacidade de aplicar conhecimentos para redigir um texto dissertativo–argumentativo, defesa do ponto de vista pessoal, construir uma argumentação dentro dos conhecimentos lingüísticos e elaborar uma intervenção para o problema abordado que respeite os Direitos Humanos.

De início, cada redação do Enem 2016 será avaliada por no mínimo dois examinadores diferentes que desconhecem as notas atribuídas entre eles. Caso esta correção apresente divergência de mais de 100 pontos na nota final ou mais de 80 para cada uma das competências observadas, um terceiro avaliador é convocado. Caso as divergências permaneçam, um terceiro avaliador será convocado e se mesmo assim continuar havendo divergência nas correções, a nota final será atribuída por uma banca examinadora composta por três professores.

Treino é fundamental para aqueles participantes que desejam uma boa nota do Enem 2016, então, nada melhor do que estudar com um material completo que trás um curso especifico sobre redação. Estamos falando da Apostila Digital do Enem 2016, que além do curso de redação, trás também todas as matérias das áreas de conhecimentos que farão parte das provas do Exame. Para Curta e compartilhe a página do facebook que contém muita informação sobre o Enem 2016.

Redação do Enem 2016
3.33 (66.67%) 3 votos

Leave a Comment

Texto anterior:

Próximo texto: